segunda-feira, 2 de setembro de 2013

US Open: Primeira Semana

Foto site US Open
Chegou ao fim a primeira semana do ultimo Grand Slam do ano, sete dias que nos reservaram algumas surpresas, mais que no geral confirmou se o favoritismo de muitos tenistas para reta final do torneio.

Masculino

Na chave masculina, não tivemos muitas surpresas, dos 10 cabeças de chaves, apenas Juan Martin Del Potro ficou de fora segunda semana, após perder uma verdadeira batalha de 4h03 para o interminável Lleyton Hewitt, com parciais de 6/4, 5/7, 3/6, 7/6(2) e 6/1 em jogo valido pela segunda rodada. 

O lado negativo ficou por conta das eliminações de todos os tenistas da casa, nenhum dos 14 que iniciaram o torneio nenhum avançou para fase final.

Destaque para a aposentadoria de James Blake que perdeu para Ivo Karlovic em um jogo emocionante de 5 sets decidido no tie break do ultimo set. O americano já havia anunciado que esse seria o último torneio de sua vitoriosa carreira, onde foi número 4 do mundo em 2006, conquistando dez títulos, além de um vice campeonato da Masters Cup, torneio que reúne o oito melhores tenistas do ano perdendo para Roger Federer.

Blake é mais um dos americanos a escolher o US Open como ultimo torneio da carreira no últimos anos, foi assim com Sampras em 2002, Agassi em 2006 e Roddick no ano passado. 

Foto site Sportv

Grandes Duelos

Promessa de alguns bons duelos nos próximos dias no Billie Jean King National Tennis Center, já nas oitavas de final, atenção para os jogos entre os top tens Tomas Berdych versus Stanislas Wawrinka e Richard Gasquet contra Milos Raonic. Mais a frente nas quartas o jogo Nadal com Federer, tudo indica que irá acontecer pela primeira vez no US Open, e no outro lado da chave um possível reedição da final do ano passado, pode acontecer na semi esse ano, entre Djokovic e Murray. 

Feminino

No torneio de simples feminino, a zebra passou mais de uma vez, das principais favoritas apenas Serena Williams, Victória Azarenka e Na Li, continuam na disputa.

Sara Errani foi a primeira a ser eliminada, logo na segunda rodada por sua compatriota Flávia Pennetta em sets direto, em seguida Caroline Wozniacki e Petra Kvitova também deram adeus a competição e por ultimo, Angelique Kerber e Agnieszka Radwanska, perderam nas oitavas de final. Tudo indica que teremos a repetição da final do ano passado entre Serena e Azarenka, na ocasião a americana sagrou-se campeã.

Brasileiros no US Open

Esse ano ficamos mais uma vez sem brasileiros em simples, Rogerinho Silva até então o único sobrevivente na chave, deu azar de encontrar pelo caminho nada mais nada menos que Rafael Nadal, que vive quem sabe a maior fase de sua carreira, e espanhol fechou o jogo em fáceis 3 sets a 0 com um pneu na última parcial.

Já nas duplas podemos nos orgulhar, tanto Bruno Soares, quanto Marcelo Melo, seguem firmes e fortes, com seus parceiros e parceiras. Nas duplas masculinas estão nas oitavas de final justamente com Alexander Peya e Ivan Dodig, já nas duplas mistas jogam as quartas de final com Anabel Medina Garrigues e Liezel Huber respectivamente.

A nota negativa ficou por conta de André Sá que não teve o mesmo desempenho e acabou sendo eliminado logo na segunda rodada ao lado de Feliciano Lopez, perderam de virada para Jamie Murray e John Peers, com parciais de 6/7(7), 7/5 e7/5.

Foto site Supertenis
Uma curiosidade é que se avançarem para as próximas fases, poderemos ter duas semifinais entre eles, tanto nas duplas masculinas quanto nas mistas ambos estão no mesmo lado da chave, caso isso aconteça, teremos brasileiro garantido nas finais do torneio, o que seria um feito inédito para o Brasil.

Ficaremos na torcida para que possamos comemorar quem sabe um título para Brasil no torneio de duplas. Mais uma coisa é certa, emoção não vai faltar nessa ultima semana de jogos, o clima está ajudando e se tudo correr bem no domingo terminará mais um grande torneio de tênis em Nova York, que venha a próxima semana. 

Nenhum comentário: