sábado, 7 de setembro de 2013

Chegamos as Finais

Foram definidas as finais do US Open 2013, os confrontos de semifinais aconteceram entre quinta e hoje, com o jogos dos torneios de simples e duplas masculinas, e simples no feminino.


Duplas masculinas

Começando por quinta feira, quando na primeira partida do Arthur Ashe, a dupla número 1 do mundo, formada pelos irmãos Bryans, foi surpreendida pelos experientes Radek Stepanek e Leander Paes, perdendo de virada dentro de casa, adiando o sonho dos americanos de vencer os quatro Grand Slams no mesmo, já que venceram os três anteriores, as parciais foram 3/6, 6/3 e 6/4 garantindo a primeira vaga na final.

Mais tarde foi definido a segunda dupla finalista, no confronto entre brasileiros, melhor para a dupla formada por Bruno Soares e Alexander Peya que venceram Marcelo Melo e Ivan Dodig, em 2 sets com parciais de 7/5 e 6/4. Emsse foi o terceiro jogo entre eles no ano, com três vitórias para dupla número 2 do mundo. 

Foto site Ahebrasil
Bruninho e Peya jogarão a oitava final no ano, e a primeira de Grand Slam na carreira, coroando assim a excepcional temporada que vem fazendo, com quatro títulos conquistados. A grande final acontece nesse domingo as 13h30, abrindo os jogos do Arthur Ashe Stadium.



Simples feminino

Foto Sports Iquired
Na sexta feira tivemos as semifinais do torneio de simples feminino, no primeiro jogo Victoria Azarenka colocou todo seu favoritismo em jogo, vencendo de forma convincente por 2 sets a 0, a italiana Flávia Pennetta que vinha fazendo um campanha surpreendente onde eliminou duas top 10. No primeiro set houve certo equilíbrio com apenas uma quebra de vantagem para bielorrussa que fechou em 6/4. Já no segundo a italiana não aguentou o ritmo da número 2 do mundo e acabou perdendo por 6/2. Com o resultado Azarenka vai para sua segunda final seguida em Nova York. 

Logo em seguida tivemos o jogo entre a número 1 do mundo Serena Williams e a chinesa Na Li cabeça de chave 5 do torneio, que vinha fazendo partidas muito consistentes com golpes sólidos, mais não conseguiu repetir o desempenho na semifinal. Após  o primeiro set por 6/0, a chinesa até melhorou seu jogo no segundo, mesmo assim não foi páreo para a americana, atual campeã do torneio, que fechou a parcial em 6/3.

Uma final já esperada entre a número 1 e 2 do ranking, apontar uma favorita é difícil, tendo em conta o último jogo entre elas onde Azarenka levou a melhor na final de Cincinatti, e também o equilíbrio da decisão no ano passado do US Open onde Serena venceu. Talvez a americana tenha uma leve vantagem por jogar em casa, mais sua adversária está em grande fase e pronta para ser campeã. A partida está marcada para esse domingo as 17h30.



Simples masculinos

Foto site Folhape
As semifinais masculinas do torneio de simples foram disputadas nesse sábado. No primeiro duelo, tivemos um jogo equilibradíssimo entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Stanislas Wawrinka.

Uma verdadeira batalha com duração de 4h09 de muita emoção e grandes jogadas, mais no final valeu toda experiência do número um do mundo que saiu vencedor com parciais de 2/6, 7/6(4), 3/6, 6,3 e 6/4. 

O suíço começou com tudo, comprovando sua boa fase, abriu 2 a 1 com um jogo sólido do fundo da quadra, porem não conseguiu manter a mesma intensidade nos sets seguintes, e Djokovic começou a entrar mais na partida, e mostrando toda sua bagagem em decisões obteve o controle do jogo, se classificando para quarta final seguida e quinta na carreira do US Open, onde foi campeão em 2011, e vice em 2007,2010 e 2012.

A segunda semifinal, não foi tão equilibrada quanto a primeira, porem vimos um jogo de bom nível técnico e belas jogadas, mais o espanhol Rafael Nadal, mostrou toda sua superioridade, vencendo o francês Richard Gasquet por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/6(1) e 6/2.

O jogo começou logo com um quebra de saque do espanhol sobre o francês, conseguindo a vantagem mantida até o fim do set. A parcial seguinte começou do mesmo jeito, com quebra logo no primeiro game, porem 3 games depois, Gasquet fez o que nem um outro tenista havia conseguido no torneio, quebrou saque de Nadal empatando o set em 2 a 2, que seguiu sem quebras até o tie break onde o espanhol venceu por 7 a 1, contando com muitos erros do seu adversário. 

Já no terceiro set, Gasquet não conseguiu manter a mesma intensidade e foco, do início do jogo e acabou sendo presa fácil para Nadal que fechou o jogo após vencer a parcial por 6/2.

O espanhol chega a sua terceira final consecutiva do torneio, visto que não disputou no ano passado por lesão, buscando seu segundo título em Nova York e o décimo terceiro de Grand Slam na carreira.

Promessa de um jogaço entre os dois melhores tenistas da atualidade, a fase do espanhol é a melhor entre eles, porem no piso duro o sérvio tem um retrospecto melhor com 11 vitórias contra 6 de Nadal, a partida será disputada na segunda feira e não no domingo como de costume.



Campeões

As finais citadas acima estão para acontecer, porem já temos campeões no torneio.

Começando pelas duplas mistas, onde a parceria formada por Max Mirnyi e Andrea Hlavackova venceu na final Santiago Gonzalez e Abigail Spears, por 7/6(5) e 6/3, jogo que abriu a programação de sexta do torneio.

Nas duplas femininas, Andrea Hlavackova sagrou campeã mais uma vez agora jogando ao lado de sua compatriota Lucie Hradecka, vencendo a dupla das australianas Casey Dellacqua e Ashleigh Barty de virada com parciais de 6/7(4), 6/1 e 6/4.




Nenhum comentário: